quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sobre Informática!!!

O mundo moderno não vive sem a informática. E os avanços são tão rápidos, que fica difícil ficar por dentro do assunto sem dar vexame. Mas agora... seus problemas acabaram!
PARA DESENROLAR OS NÓS DA SUA CABEÇA...
Só porque todo mundo usa essas palavras o tempo todo, não é motivo para ficar sem graça de perguntar o que elas querem dizer. E até quem faz pose de Dr. Sabe-Tudo pode se embananar para explicar o que elas significam. Nesse glossário de informatiquês, você vai ver que tecnologia não é nenhum bicho-de-sete-cabeças!

Começando pelos famosos bits!
A palavra bit é uma abreviatura de "Binary Digit" (em inglês, "dígito binário"). Um bit é o menor pacotinho de informação que um computador armazena. E ele só pode ser um 0 ou um 1. Esse sistema de numeração só com dois dígitos (no caso, o 0 e o 1) se chama sistema binário. É um sistema com o qual nós, pobres mortais, não estamos muito acostumados, porque no dia-a-dia usamos o sistema decimal (de dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). O sistema binário é usado praticamente só em computadores, e é o que forma suas linguagens. Sozinho, ele não significa muita coisa: é como se fossem as letras do nosso alfabeto. Para formar palavras e frases, a gente precisa de muitas letras. Para o computador guardar informações, precisa de muitos, muuuuuuitos bits!
É por isso que existem os bytes!
Os bits gostam de andar em bando no "computês": mais exatamente, em bandos de oito. Esses grupos de oito bits formam os bytes. Então, um byte é um conjunto de oito bits, como esse: 10101010. Por que oito bits e não dez, por exemplo? Bem, depois de mais de 50 anos tentando de várias maneiras, os pesquisadores acharam que essa era a melhor forma de agrupar bits: em grupos de oito.
Os bytes são bastante usados para representar letras, números e sinais de pontuação (caracteres) em documentos de texto – isso quer dizer que eles sozinhos significam bastante coisa. Cada byte então corresponde a um sinal ou a uma letra. E lá vem a matemática: se um byte tem oito bits, existem 256 combinações possíveis de bytes. Dois bytes, ou 16 bits, podem ter 65.535 combinações diferentes. E por aí vai. É conta que não acaba mais!
E PARA QUE SERVEM ESSES BYTES?
É como se o computador fosse uma caixa de bombons vazia. Cada caixa de bombom tem espaço para guardar um determinado número de bombons, não é? Algumas têm espaço para cinco, outras para dez... Só que o computador não guarda bombons, e sim bytes.

E apesar de poder guardar muito mais bytes do que uma caixa pode guardar bombons, ele também não é nenhum "saco de bytes" sem fundo! Tem espaço para guardar só um determinado número de bytes, que varia de computador para computador.

Quando você escreve um texto no seu computador, o programa vai usar 1 byte de memória para cada caractere (número, sinal, ou letra – espaço também conta). Assim, se você escreve "lua", ele usa três bytes para guardar a palavra. Ou 24 bits. Por isso é legal ter um computador com bastante espaço de armazenamento: deu para perceber que qualquer frase pequena ocupa um montão de bytes...